Emma

Sinopse

Escrito em 1815, o romance conta a história de Emma Woodhouse, uma mulher rica, solteira, independente e à frente do seu tempo, que, diferente da maioria das mulheres do século XIX, não almejava se casar. Dona de uma mente criativa e perspicaz, seu maior entretenimento é interferir na vida romântica alheia, formando casais. A escolhida da vez é sua amiga Harriet Smith, uma jovem encantadora.
Infelizmente, o plano romântico elaborado por Emma não sai como planejado, deixando-a triste e contrariada. O que a personagem não esperava era que a chegada de um jovem mudaria todos os acontecimentos.
Emma, como a própria Jane Austen descreve, não é o tipo de heroína que agrada a todos. É uma personagem que se aproxima dos diversos aspectos da natureza humana, revelando seus traços de imperfeição, erros e acertos, comuns a qualquer pessoa. Dessa forma, Jane Austen, por meio de uma escrita sagaz e irônica, questiona os papéis sociais das mulheres do século XIX, assim como nos apresenta uma personagem extremamente complexa e bem construída.