Frankenstein

Sinopse

Em meio à sua expedição aos confins do planeta Terra, o capitão Robert Walton resgata um moribundo solitário e aparentemente perdido. Trata-se de Victor Frankenstein, que passa então a narrar os trágicos eventos de sua vida que o levaram a vagar em regiões tão inóspitas.
Victor era um estudante de ciências naturais com uma sede insaciável por conhecimento e uma dedicação jamais vista. Completamente fascinado pela natureza e seus mistérios, ele ansiava ir além de tudo que o ser humano sabe sobre o visível e o invisível. Movido por essa ambição, ele decidiu pôr em prática o mais arriscado dos projetos: dar vida àquilo que está morto. Depois de passar dois anos trancado em seu laboratório, obcecado por concretizar tal feito até então considerado impossível, Frankenstein sucede em seu objetivo, mas não demora para perceber que cometeu um grave erro e que estaria condenado a sofrer consequências terríveis por aquela experiência.
Publicado pela primeira vez em 1818, Frankenstein foi uma obra pioneira, gênese da ficção científica, e é considerado um clássico do horror e do estilo gótico. O memorável embate entre criador e criatura já foi adaptado para outros formatos em centenas de versões e reverbera e influencia a cultura literária e cinematográfica até os dias atuais.