O médico e o monstro

Sinopse

O advogado sr. Utterson fica intrigado ao ler o testamento do seu cliente e amigo, dr. Jekyll, no qual estava escrito que todos seus bens deveriam ser entregues ao Mr. Hyde. A surpresa acontece pelo total anonimato de Hyde entre os amigos do falecido. Qual seria a conexão entre o dr. Jekyll, um cavalheiro educado e elegante, e Mr. Hyde, homem de aparência pavorosa e de condutas moralmente repreensíveis?
Os eventos ficam ainda mais estranhos quando Hyde agride um homem com uma bengala que o sr. Utterson dera de presente ao dr. Jekyll. Os casos de violência se repetem até que o dr. Jekyll resolve se enclausurar em seu laboratório. O que ninguém esperava era como o mordomo e o advogado se surpreenderiam com o que encontrariam lá.
Lançado em 1886, O médico e o monstro é um dos romances góticos mais célebres e mais inteligentes da literatura clássica ao lado de Drácula e de Frankenstein. A obra aborda a dualidade entre o bem e o mal de uma maneira singular, promovendo o debate sobre as teorias psicanalíticas freudianas sobre o estudo do inconsciente humano, que começavam a ganhar destaque na época.