Sinopse

A Moreninha é um romance clássico da literatura brasileira, escrito por Joaquim Manuel de Macedo e publicado em 1844. Na história, Augusto e seus amigos são convidados por Filipe para passar o feriado de Sant’Ana na casa de sua avó, numa ilha próxima ao Rio de Janeiro.

Filipe instiga os amigos, sugerindo que eles se interessarão por suas primas ou por sua irmã, Carolina. E, pelo fato de Augusto ser um galante namorador, mas sem relacionamentos duradouros, Filipe propõe uma aposta: caso Augusto se apaixone por uma das moças na viagem, deve escrever um romance, caso não, Filipe é quem o escreverá. Na ilha, durante um jantar, os amigos entregam a personalidade de Augusto, fazendo com que as moças o desprezem, exceto Carolina, a Moreninha.

Ao longo do feriado o romance entre Augusto e Carolina se desenvolve, enquanto a trama da aposta acrescenta um elemento extra de tensão e emoção à história. "A Moreninha" é uma obra que retrata com delicadeza os costumes da época e traz à tona temas como o amor, a amizade e a importância da família e dos valores morais.